Tiago Cutileiro

Publicado em biografias - compositores

tiago cutileiro2013Nasceu em Lisboa em 1967. Estudou Guitarra Clássica (prof. Luís Robert) e Piano (prof. Carla Seixas) na Escola de Música do Grupo Coral de Lagos, Piano (prof. Carla Seixas) e Composição (prof. António Sousa Dias e prof. Jorge Peixinho) no Conservatório de Música de Lisboa e licenciou- se em Composição (prof. Amílcar Vasques Dias) na Universidade de Évora onde recebeu duas bolsas de mérito. Frequentou diversas Masterclasses com compositores como Emmanuel Nunes, Salvatore Sciarrino, John Chowning, Leo Brouwer, Agostino De Scipio e Barry Truax. Mais recentemente frequentou também, na Universität der Künste de Berlim, as classes de Computer Music e Audio- Visual Programming de Alberto de Campo e Fredrik Olofsson.
Foi premiado na bienal Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, em 1994, e na bienal Jovens Criadores 1996.
Entre 2001 e 2009 leccionou Análise e Técnicas de Composição, Acústica e Música de Câmara na Academia de Música de Lagos, onde foi também Director Pedagógico e Director Artístico. Foi ainda professor assistente na Universidade de Évora e colaborador, com ensaios e notas de programa, do Teatro Nacional de São Carlos e da Culturgest.
O seu trabalho inclui música instrumental (de câmara e orquestral, com ou sem electrónica), música electrónica, instalação sonora, música para teatro e para cinema e tem sido apresentado nos principais festivais de música contemporânea portugueses.
 Presentemente, Tiago Cutileiro vive em Berlim e, sob a orientação de Christopher Bochmann e Benoît Gibson, trabalha num doutoramento em Ópera e Música Não-Narrativa para a Universidade de Évora.

[http://thegiveups.wordpress.com/]


(última actualização: Janeiro de 2013)