Bruno Graça

Publicado em biografias - intérpretes

BrunoGracaNascido em Tomar, em 1977, Bruno Graça iniciou os seus estudos musicais na sua cidade natal. Frequentou posteriormente as Escolas Superiores de Música de Lisboa e do Porto, tendo estudado com António Saiote.
Ingressou no Conservatório Paul Dukas, em Paris, onde estudou com Michel Arrignon.
Realizou diversas formações complementares em Clarinete, em Portugal e no estrangeiro, sob a orientação de professores de reconhecido mérito como A. Brandhoffer (Áustria), A. Carbonare (Itália), M. Arrignon (França), W. Boeykens (Porto), Guy Dangain (Porto), A. Saiote (Porto) e Guy Deplus (Setúbal), entre outros.
Dos vários prémios com que foi distinguido desde os doze anos de idade, destacam-se a Medalha de Ouro (1º Prémio) do Concurso Internacional de Clarinete — Tojo, Osaka, Japão (2001), o 1º Prémio de Nível Superior na categoria de solista e também na de Música de Câmara, no Concurso da RDP "Prémio Jovens Músicos", em 1996, bem como o Prémio Silva Pereira.
Actualmente, Bruno Graça é professor na Sociedade Gualdim-Pais, em Tomar. Em 2004 fundou o grupo Puzzlensemble, formado por percussão e clarinete.
Colabora regularmente com a Orquestra do Algarve, a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica Portuguesa e com diversos grupos de música de câmara, tendo actuado como solista com diversas formações nacionais e estrangeiras.

(última actualização: Dezembro de 2007)