Vera Pereira

Publicado em biografias - intérpretes

VeraNascida em Cesar (Oliveira de Azeméis), em 1981, Vera Pereira iniciou os estudos musicais aos 10 anos, na Academia de Música de S. João da Madeira, onde estudou com Maurício Dias Noites e Rui Paulo Sousa, com quem concluiu o 6º grau.
Fez o Curso de Instrumentista de Sopro na ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe do Prof. Américo Costa. Sendo a aluna com melhor média do Curso, foi convidada a tocar a solo com a Orquesta Sinfónica Artave em 1999.
Concluiu em 2004 a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, com o prof. Nuno Ivo Cruz. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1997 e 2003. Fez masterclasses com Vicenç Prats, Rien de Reed, Istvan Matusz, Michael Hasel e Félix Renggli, entre outros.
Tem colaborado com inúmeras orquestras, tais como Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e Orquestra Didáctica da Foco Musical. Participou na Orquestra do Musical My Fair Lady de Filipe La Féria e nos espectáculos dos Grandes Mestres do Musical Americano, no Teatro Municipal de S. Luiz.
Participou no Estágio de Interpretação das Jornadas Nova Música - Aveiro, em 2000 e 2001.
Em Julho de 2004, ganhou o 3º prémio ex-aequo, nível superior de flauta, do Concurso da RDP “Prémio Jovens Músicos”.
Leccionou no Conservatório Metropolitano de Lisboa entre 2000 e 2004.
É, desde 2003, membro da Banda da Armada Portuguesa (flauta e piccolo) e professora de flauta na Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (Leiria).
Actualmente encontra-se a frequentar o Mestrado em Música (Performance) na Universidade de Aveiro.

(última actualização: Dezembro de 2007)