Alberto Bernal

Publicado em biografias - compositores

bernalAlberto Bernal (Madrid, 1978) estudou piano (Patrín García-Barredo), Teoria Musical (Omar Abad) e Composição (Alejandro Yagüe) nos Conservatórios de Madrid e Salamanca. Em 2001, prossegue os estudos na Escola Superior de Música de Friburgo (Alemanha), com Matthias Spahlinger (Composição), Mesías Maiguashca e Orm Finnendahl (Música Electroacústica), trabalhando como tutor do Estúdio de Música Electroacústica da mesma instituição.
Desde 2000, participa activamente nos Cursos de Verão de Darmstadt, com algumas comunicações e estreias.
Em 2005-06, como bolseiro do Ministério da Cultura Espanhol, fez um estágio no Estúdio de Música Electroacústica da Universidade Técnica de Berlim, tendo simultaneamente aulas com o compositor Peter Ablinger.
Em 2007 foi compositor em residência no Museu Raínha Sofia, em Madrid.
Para além dos seus estudos “clássicos”, é influenciado por outras tradições e abordagens, que o conduziram a áreas do jazz, improvisação livre e outras formas de criação musical que vão para além da praxis notacional; toca regularmente em diversos projectos de improvisação; desde 2003, trabalha juntamente com os compositores Johannes Kreidler e João Miguel Pais no projecto “Endphase”, uma espécie de “performance – improvisação em curso” para ambiente informático.
Profundamente interessado em estéticas da Nova Música, publica regularmente artigos em diversos media, proferindo igualmente comunicações e cursos.
Após diferentes momentos, o seu trabalho define-se agora como uma descontrucção de vários “a-prioris” enraizados na realidade socio-política. Isto conduz o discurso a uma área em que as fronteiras da música são postas em causa através de diversas fontes: erupção de elementos cénicos, espaciais e visuais no reavivar da música, amálgamas com discurso verbal ou com gravação do “exterior”... O seu trabalho tem sido distinguido com diversas bolsas e prémios: Curso Internacional de Verão de Darmstadt, Fundação Humboldt, DAAD/La Caixa, Ministério da Culture Espanhol, Governo de Madrid.
No ano em curso é laureado pelo Conselho de Madrid na Residencia de Estudiantes e ensina música electrónica e análise na academia Aula de Músicas, em Madrid.

[www.albertocbernal.net]

(última actualização: Dezembro de 2007)