V Jornadas Nova Música - Aveiro 2001

Publicado em JNM arquivo

13 a 21 de Dezembro de 2001

jornadas-flyer frenteAs Jornadas Nova Música têm por objectivo a criação de um espaço onde músicos e público - compositores, intérpretes, musicólogos, e melómanos - possam partilhar o conhecimento da música, da arte, da cultura, num conhecimento que se quer reflexo do nosso tempo, filtrado pela seriedade, espírito crítico e abertura; no fundo, uma vivência da contemporaneidade atenta ao que de novo surge, com consciência do passado e intuição do futuro.

O programa que preparámos para a 5a edição das Jornadas Nova Música estende-se por nove dias, abrangendo as áreas da pedagogia, do debate, da criação e da interpretação.
Por altura do seu septuagésimo quinto aniversário, não quisemos deixar de homenagear uma das figuras mais marcantes da música ocidental da segunda metade do século XX: Pierre Boulez. Assim, ser-lhe-ão inteiramente dedicados uma conferência e um recital de piano, sendo ainda interpretadas algumas das suas obras noutros recitais, como é o caso dos concertos da Orquestra do Estágio de Interpretação Nova Música e o recital de música electroacústica, onde será tocada em estreia nacional a versão para fagote e electrónica da peça Dialogue de l’ombre Double.
Philippe Hurel, Beat Furrer e Miguel Azguime são os três compositores que estarão presentes nesta edição para partilhar connosco a sua música e o seu saber.

O Estágio de Interpretação Nova Música reúne jovens intérpretes e compositores num trabalho conjunto, sob a orientação do experiente maestro e compositor suíço Beat Furrer. Para além de obras de P. Boulez e M. Feldman, serão apresentadas em estreia absoluta obras de jovens compositores portugueses, interpretadas por músicos oriundos de várias escolas do país. O trabalho dos ensaios, que decorrerão ao longo de quase uma semana, será apresentado ao público em concertos na Universidade de Aveiro e no Auditório de Serralves.
As Master Classes são outro elemento essencial na programação das Jornadas, permitindo um contacto com músicos de nível excepcional, que apenas pontualmente se dedicam ao ensino ou que ensinam em instituições estrangeiras. Teremos, então, Master Classes de Composição pelos compositores Miguel Azguime e Philippe Hurel (este último, pela primeira vez em Portugal), de Canto pelo soprano Ana Ester Neves e de Fagote por Pascal Gallois.

Dando continuidade à divulgação dos novos valores musicais portugueses merecedores de destaque, o primeiro dos recitais será protagonizado pelo jovem tubista Sérgio Carolino.
Nesta edição damos início a um novo estímulo à criação musical através da realização de uma encomenda a um jovem compositor português em início de carreira. Ricardo Guerreiro, o compositor que recebeu a primeira encomenda das Jornadas Nova Música, trabalhou juntamente com Sérgio Carolino para a realização da obra que será interpretada em estreia absoluta neste primeiro recital, a par de um grande clássico do repertório contemporâneo para tuba, de Luigi Nono.
No segundo recital, um especialista na música de Boulez – Peter O’Hagan – dar-nos-á a escutar as três Sonatas para piano do compositor homenageado.
Numa audição comentada, os compositores Beat Furrer e Philippe Hurel partilharão connosco alguns aspectos da sua obra, contando para tal com a ajuda de alguns jovens intérpretes portugueses.
Num recital que reúne os intérpretes Ana Telles e Hervé Trovel, teremos oportunidade de ouvir obras para piano e/ou percussão de compositores como P. Boulez, P. Hurel e O. Messiaen, entre outros.
Não perdendo de vista o contacto com as instituições de ensino estrangeiras, contamos este ano com a presença de um grupo de jovens intérpretes e compositores que nos trazem um conjunto de peças da classe do Professor Nicolaus A. Huber, da Folkwang Hochschule Essen, em estreia nacional e mundial.

O debate continua a ser um factor privilegiado nas Jornadas Nova Música. Assim, manifestando-se na forma de um ciclo de conferências dedicadas à composição e ao ensino e também na promoção de uma reflexão sobre questões ligadas à Programação Cultural feita em Portugal.

As Jornadas Nova Música nasceram de uma vontade conjunta de viver a música com a qual partilhamos o nosso tempo. Deixemo-nos, pois, encantar por esta Nova Música!

A Direcção Artística

Programa geral

Dia 13, Quinta-feira

Evento cancelado

I Parte

II Parte

* estreia absoluta, encomenda das Jornadas Nova Música

Sérgio Carolino [biografia]

difusão e electrónica ao vivo: Davide Tiso e Ricardo Sezudo

Dia 14, Sexta-feira

Música para piano de Pierre Boulez

Nesta conferência será abordada a génese das três sonatas para piano de Pierre Boulez, no contexto do desenvolvimento estilístico do compositor. Os exemplos serão retirados da primeira versão não publicada da 1ª Sonata, seguidos de algumas considerações sobre a 2ª Sonata, vista como o  culminar dos projectos artísticos do compositor no final dos anos 40. A 3ª Sonata será discutida em relação ao plano não realizado, discutido por Boulez no artigo Sonate, que me veux-tu e à vasta expansão do projecto durante o início dos anos 60. Os exemplos serão baseados em material não publicado, proveniente da Fundação Paul Sacher, em Basileia.

Peter O'Hagan [biografia]

Sonatas para piano de Pierre Boulez

I Parte

  • Sonata nº 1
    • Lent
    • Assez large - Rapide
  • Sonata nº 3
    • Formant 1: Antiphonie
    • Formant 2: Constellation-Miroir
    • Formant 3: Trope

II Parte

  • Sonata nº 2
    • Extrêmement rapide
    • Lent
    • Modéré, Presque vif
    • Vif

Peter O'Hagan [biografia]

Dia 16, Domingo

Na conferência será abordada a obra Criação, filme de características abstractas, feito a partir da minha peça Composição I. Serão abordadas as relações da imagem com a música e, uma vez que o filme não é da munha autoria, será abordada sobretudo a composição da obra e a sua espacialização.

Composição I (2001)

Em Dezembro de 2000, alguns alunos da escola profissional ETIC fizeram-me  a proposta de fazer música para um filme. Após algumas semanas de conversação e de reflexão sobre a temática do mesmo, concordou-se que este teria características abstractas, apesar de praticamente todas as imagens terem origem no mundo real. Estas foram recolhidas de minerais ao microscópio polarizante, de vidro em fusão, de escopias várias ao corpo humano, de células, etc.
Decidiram que o tema da sua obra seria a criação do universo (daí o título do filme) e, por extensão, da vida, e que a música fosse feita em primeiro lugar.
Tal deu-me liberdade total de movimento e comecei a compor a obra no início de Maio de 2001, tendo-a terminado cerca de 45 dias depois e tendo sido a sua espacialização editada até princípios de Julho.
À obra resultante decidi dar o título de Composição I.

Pedro Rocha [biografia]

I Parte

II Parte

* 1ª audição em Portugal

Pascal Gallois [biografia]

Dia 17, Segunda-feira

O ar do texto ou a forma do som

Miguel Azguime apresenta o seu trabalho composicional recente, obras que combinam meios instrumentais acústicos e meios electroacústicos, evidenciando as morfologias tecnológicas, biológicas e literárias que integram a sua música.

Miguel Azguime [biografia]

O compositor abordará algumas características da sua obra, ilustrando com exemplos ao vivo alguns pormenores das peças a apresentar.

Programa:

  • Voicelessness. The snow has no voice, para piano solo
  • Music for Mallets, para trio de percussão

com a participação de:
Isabel Sá, piano
Grupo de Percussão da Universidade de Aveiro | Bruno Estima, Helder Roque e Pedro Fernandes

Dia 18, Terça-feira

Com a participação de:
Ana Telles Antunes, piano e Hervé Trovel, percussão

Programa:

  • Tombeau de G. Grisey (1999), para piano e percussão (excertos)

* 1ª audição em Portugal

Programa

* 1ª audição em Portugal

Ana Telles [biografia]

Hervé Trovel [biografia]

 

Dia 19, Quarta-feira

I Parte

II Parte

* 1ª audição em Portugal
** estreia absoluta

Flauta | Judith Müller (5)
Oboé | Junko Miyahara (5)
Clarinete | Sebastian Bongarz (1)
Fagote | Rebecca Hagen Sivri (5)
Trombone | Andreas Roth (1,5)
Piano | Hannes G. Seidl (1), Barbara Rojan (5)
Violino | Sabine Baron (2,3), Rina Suzuki (2,3)
Viola | Andres Mehne (3,5), Constanze Ahrendt (5)
Violoncelo | Christian Hacker (1,3,5)
Direcção | Holger Klaus (5)

Dia 20, Quinta-feira

Formação auditiva para o repertório do Século XX

Embora já estejamos no início do Século XXI, continua a haver, de uma forma geral, pouca actividade pedagógica voltada para as características do repertório do século passado, acima de tudo no que toca à Formação Auditiva.

Embora seja imprescindível que os alunos de música executem nos seus instrumentos repertório dos séculos XX e XXI, para que se possam aproximar dos gestos musicais contemporâneos, pode a Formação Auditiva, como cadeira própria ou inserida na actividade de turmas de Formação Musical ou de Prática de Conjunto, contribuir para a catalisação de processos de descoberta, possibilitando ainda experiências que as limitações dos respectivos instrumentos não permitiram a  cada um dos alunos envolvidos.

Nesta conferência, pretende-se demonstrar acima de tudo actividades de animação musical, como se diz na Alemanha, que possam dinamizar a vivência de aspectos preponderantes do repertório do século XX, de maneira que os estudantes não sintam a música a que se usa chamar «contemporânea» como algo que aconteceu em Viena ou em Darmstadt, ou unicamente como um jogo de especulação escrita, mas sim, como matéria viva e em transformação, nas mãos, na voz e no ouvido de todos nós músicos que a concretizamos.

Vasco Negreiros [biografia]

I Parte

II Parte

*1º audição em Portugal
**Estreia absoluta

Maestro: Beat Furrer
Maestro Assistente: Artur Pinho

I Parte

II Parte

Flauta | Judith Müller (5)
Oboé | Junko Miyahara (5)
Clarinete | Sebastian Bongarz (1)
Fagote | Rebecca Hagen Sivri (5)
Trombone | Andreas Roth (1,5)
Piano | Hannes G. Seidl (1), Barbara Rojan (5)
Violino | Sabine Baron (2,3), Rina Suzuki (2,3)
Viola | Andres Mehne (3,5), Constanze Ahrendt (5)
Violoncelo | Christian Hacker (1,3,5)
Direcção | Holger Klaus (5)

Dia 21, Sexta-feira

I Parte

II Parte

*1º audição em Portugal
**Estreia absoluta

Maestro: Beat Furrer
Maestro Assistente: Artur Pinho

Master Classes

Evento cancelado

09h30 - 13h00; 14h00 - 17h45

O curso basear-se-á na exploração das relações texto/emoção, emoção/voz e voz/corpo, tendo como finalidade o aprofundar das capacidades interpretativas de cada aluno, através do enriquecimento técnico do colorido vocal.

Ana Ester Neves [biografia]

Jorge Ly, pianista acompanhador

Composição electroacústica: análise e técnicas

10h00 - 13h00; 14h30 - 17h45

1º Dia
Manhã: Genealogias estéticas e tecnológicas
Tarde:   Fundamentos tecnológicos, acústicos e psicoacústicos

2º Dia
Manhã: Novos modelos para a composição
Tarde:  Análise e práticas

3º Dia
Manhã: Composição electroacústica / Composição instrumental: referências cruzadas
Tarde:   Músicas mistas: o conceito da integração

4º Dia
Manhã: Orquestração electroacústica
Tarde:   Ambiente informático: "a mesa de trabalho virtual"

Miguel Azguime [biografia]

10h00 - 13h00; 14h00 - 17h45

A master class será baseada em todo o repertório de fagote, com especial ênfase no século XX, focando em profundidade questões técnicas e interpretativas do instrumento.

Pascal Gallois [biografia]

10h00 - 13h00; 14h30 - 17h45

Manhã: análise de obras do próprio compositor
Tarde: análise de obras apresentadas pelos alunos

Philippe Hurel [biografia]

Estágio de Interpretação Nova Música

Direcção do Estágio: Beat Furrer
Assistente: Artur Pinho

A orquestra de câmara é constituída por cerca de vinte e cinco jovens músicos, provenientes de várias escolas do país, que foram seleccionados e durante nove dias trabalham repertório completamente novo e duas obras de referência, com o maestro e os jovens compositores

flauta | João Costa, Manuel Costa, Vera Pereira

oboé | Francisco Rocha

clarinete | Hélder Gonçalves, Pedro Nuno, João Santos

fagote | Susana Dias

trompa | Marco Cardoso

trombone | Manuel Vieira

tuba | Gustavo Subida

percussão | Bruno Estima, Luiz Ferreira, Pedro Piedade, Hélder Roque, Luís Salgado, Isabel Silva

piano | Ana Luísa Monteiro, Ana Pessoa, Hugo Ribeiro, Isabel Sá*, Ana Queirós*

violino | Basílio Silva, Miguel Costa, José Pedro Henriques, Suzanna Lidegran*

viola | Raquel Bastos

violoncelo | Fátima Neto

contrabaixo | Bruno Martins

* músicos convidados

Prémios Nova Música 2001

Ricardo Ribeiro, Sem título

Hélder Gonçalves | clarinete

Vera Pereira | flauta

 

Todas as actividades tiveram lugar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, salvo indicação contrária. 

 

Direcção Artística

Diana Ferreira, João Pais, Luís Pena

Direcção de Produção

Diana Ferreira, João Pais

Secretariado

Fundação João Jacinto de Magalhães - Rui Alvarenga

Gestão financeira

Fundação João Jacinto de Magalhães

Design

Catarina Lélis

Produção Web

Nuno Aragão