Leo Verheyen

Publicado em biografias - professores e conferencistas

LeoLeopold Verheyen nasceu na Bélgica e estudou trombone em Antuérpia e Colónia. Em 1974 foi vencedor do Concurso Gaudeamus em Roterdão com o quinteto de trombones Brass-Art. Desde há 35 anos que se dedica à música contemporânea, quer como pedagogo, quer como intérprete, incorporando vários grupos cujo objectivo é a promoção da música do nosso tempo. Tem-se interessado especialmente pela interpretação de partituras gráficas. Leo Verheyen participou em numerosos concertos e festivais nacionais e internacionais, actuando como solista ou integrando grupos de música.
Até 1988 tocou sackbut (trombone barroco) e foi membro de vários grupos de música antiga, participando em vários festivais e concertos.
Leo Verheyen ensina actualmente trombone, instrumentos de metal, e música de câmara em diversas academias em Antuérpia. Foi professor de música de vanguarda durante 12 anos no Conservatório Real de Música da mesma cidade.
Tocou nos Estados Unidos, México, Canadá, Europa Ocidental e Europa de Leste. Nos últimos anos tem concentrado a sua actividade no ensino através de Workshops de trombone e de música de câmara, no País e no estrangeiro.

(última actualização: Dezembro de 1999)