Joachim Brackx

Publicado em biografias - intérpretes

joachim brackx2Joachim Brackx nasceu em Oostende (Bélgica), em 1975. Estudou a composição no Real Conservatório de Música de Gent (actualmente conhecido como "Hogeschool Gent, Departement Muziek en Dramatische Kunst") na classe de Godfried-Willem Raes, onde concentrou o seu trabalho em música experimental envolvendo  eletrónica e computadores.
Durante os seus estudos colaborou num projecto de pesquisa de Hervé Thys, em torno de uma nova pedagogia musical baseada na improvisação livre. Desenvolveu um programa de computador especial para este projecto que ainda é utilizado em França e na Suíça.
Como compositor, tem recebido numerosos convites de diversos grupos e instituições, tais como v.z.w. de Verenigde Cultuurfabrieken, het Goeyvaerts Consort, Champ d'Action, Spectra Ensemble, e Recorder Quartet Carre, entre outros.
Paralelamente à composição, a sua outra actividade principal é a de cantor coral. É membro activo de diversos coros profissionais aclamados internacionalmente, tais como o Capella Currende (E. Van Nevel) e o Collegium Vocale (P. Herreweghe). É membro fundador do "Goeyvaerts Consort" (M. De Smet), jovem grupo vocal especializado em música vocal contemporânea.
Desde 1998, ano da sua graduação como Mestre em Composição, ensina Composição na Hogeschool Gent - Departamento de Música e Drama, onde inicia estudantes na área da composição electrónica e electroacústica.
Como especialista em electrónica ao vivo, colaborou com vários grupos de música contemporânea, tais como Champ d'Action, principal grupo belga de música contemporânea, no qual exerce as funções de jovem compositor residente durante o ano 2000, como vencedor de um concurso de compositores sob a supervisão de Klaus Huber. Actualmente trabalha também na Fundação Logos, organização promotora de concertos de música contemporânea e experimental, onde é responsável pelas relações públicas, publicidade, e design e manutenção do website. É igualmente membro do Logos Ensemble e do Logos Trio. Como intérprete vocal, tem-se apresentado com o seu Trio em variados países, como Polónia, Alemanha, Indonésia e Estados Unidos da América.

(última actualização: Dezembro de 2000)