Vasco Gouveia

Publicado em biografias - intérpretes

Iniciou os seus estudos na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, apresentando-se em numerosas ocasiões como solista da Orquestra de Câmara da referida escola, sob a direcção de Leonardo de Barros.
Após a conclusão do Curso de Flauta do Conservatório Nacional, uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian permitiu-lhe prosseguir os estudos em Londres no Guildhall School of Music and Drama com a professora Averil Williams. Em 1993, a atribuição de uma bolsa de estudo Fullbright levou-o aos EUA, onde viria a diplomar-se - Mestrado em Interpretação - Flauta - dois anos mais tarde, na Universidade de Boston. Nesta instituição recebeu várias distinções: Director’s Award, Wood’s Foundation Musicianship Award e a nomeação honorífica para a sociedade artística Phikappa Lambda.
Um agitado princípio de carreira como recitalista e música de câmara possibilitou-lhe um leque de experiência em palco, da qual espera vir a usufruir para diversificar e ampliar os seus recursos da Flauta como instrumento de recital.
Concertos em Portugal, Alemanha, Bélgica, Suécia, França, Inglaterra e EUA têm testemunhado tais experiências. Como solista, já se apresentou em Inglaterra, Bélgica, França, Portugal e, mais recentemente, numa tournée na Alemanha.

(última actualização: Dezembro de 1998)