Henrique Portovedo

Publicado em biografias - intérpretes

henriqueportovedoArtista Internacional D’Addario Woodwinds e Selmer Paris, Henrique Portovedo encontra o seu lugar na música contemporânea trabalhando com compositores como R. Barret, H. Kiyama, P. Niblock, M. Edwards, C. Meijering, I. Silva e P. Ferreira Lopes, entre muitos outros. O seu repertório conta com a estreia de mais de 30 obras.
Director artístico do Aveiro SaxFest e co-fundador do QuadQuartet, é criador de produções intermedia como Sound of Shadows, Spaces e Don ́t Shoot the Saxophone Player. Enquanto Artista Sonoro e Sound Designer, trabalha regularmente para teatro e televisão.
Como músico convidado, apresentou-se com a Fundação Orquestra Estúdio, Orquestra Nacional do Porto Casa da Música e Camerata Nov’Arte. Destacam-se participações a solo com a Trinity College of Music Wind Orchestra, Trinity Laban Contemporary Music Group, Fadomorse, Orquestra de Sopros do Inatel, Orquesta de Viento Marcos Redondo e Orquestra Sinfónica de Jovens de Sta Maria da Feira. Apresentou recitais no British Saxophone Congress 2011, World Saxophone Congress 2012 em St. Andrews, solista convidado no European Congress 2014 em Cuidad Real e no World Saxophone Congress 2015. Tem também marcado presença em festivais e conferências internacionais como Audiograft Oxford, The Code Control Festival Leicester, Network Music Festival Birmingham, Andorra Saxfest 2013, MUSA Karlsruhe, Brussels Arts Platform, entre outros.
A discografia de Henrique Portovedo encontra-se publicada em editoras como Naxos, Sumtone, Universal e R ́Roots Productions. A sua actividade foi distinguida com o Prémio de Mérito da Fundação António Pascoal, Prémio de Mérito Artístico Fundação Eng. António de Almeida e o 1º Prémio do International Youth Soloist Contest Purmerend (Holanda). Recebeu, em 2007 e 2008, vários Trinity Music Awards em Londres, entre os quais The Montague Cleeve Scholarship, The Bratton Scholarship e Trinity College London Scholarship. Em 2012 foi premiado como o Prémio Jovens Criadores pelo Instituto Português das Artes e Ideias. Em 2014 foi premiado com o prémio do Centro Nacional de Cultura pelo projecto Soundgrounds que conta com estreias de Rui Penha, Igor Silva e Filipe Lopes.
Membro do European Saxophone Comité, estudou na Escola Superior de Musica e das Artes do Espectáculo (Porto), Conservatorium van Amsterdam, Trinity Laban (Londres) e Universidade de Aveiro. É investigador no CITAR - Universidade Católica Portuguesa e professor assistente no Koninklijk Conservatorium Brussel em Performance Musical Contemporânea e Tecnologia das Artes.

[http://www.henriqueportovedo.com/]

(última actualização: Março 2016)