Maurício Gomes

Publicado em biografias - intérpretes

Mauricio GomesMaurício Gomes iniciou os seus estudos de guitarra aos 12 anos, completando a Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e formando-se em guitarra pelo Conservatório Carlos Gomes, onde realizou seus estudos com o professor Salomão Habib.
Obteve o 1º prémio da categoria juvenil e premiado como “Destaque do Concurso” no IX Concurso Nacional Souza Lima, realizado em São Paulo, assim como o 1º prémio do Concurso de Guitarra Clássica em Belém e o 2º no III Concurso Internacional José Tomás, em Espanha.
Em 2003 e 2004 foi professor de guitarra no Conservatório Carlos Gomes em Belém. Posteriormente mudou-se para Barcelona e ingressou na Escola Superior de Música de Catalunya, onde estudou com Zoran Dukic e Àlex Garrobé.
Apresentou-se em concertos no Brasil, Portugal, Espanha e Alemanha. Nos seus recitais tem dado ênfase aos compositores brasileiros, estreando obras como a suíte “Violão, por quem choras?”, que lhe foi dedicada pelo compositor carioca Nestor de Hollanda Cavalcanti.
Participou no Concerto à Brasileira realizado em 2009 na Embaixada do Brasil em Berlim (Alemanha), tocando ao lado dos músicos Wilfried Berk e Elizabeth Berk-Seiz.
Entre 2010 e 2012 foi novamente professor contratado do Conservatório Carlos Gomes.
Actualmente é professor de guitarra do Conservatório David de Sousa (Figueira da Foz) e frequenta o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, sob a orientação dos professores Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues.

(última actualização: Fevereiro de 2014)