Tiago Santos

Publicado em biografias - intérpretes

tiago santosTiago Santos foi vencedor do IV Concurso Nacional de Guitarra “Cidade de Gaia”, premiado no 14º Concurso Internacional Sta. Cecília, Concurso Internacional “Cidade do Fundão” 2011 e laureado com uma Menção Honrosa com Louvor no “VIII Concurso de Guitarra de S. João da Madeira”
Iniciando o seu percurso musical aos 8 anos de idade, aos 10 anos foi admitido no Conservatório de Música de Aveiro Calouste de Gulbenkian, onde estudou com Graciano Pinto e Carlos Abreu, terminando o 8º grau de Guitarra Clássica em 2011 com a classificação máxima. Posteriormente estuda com Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues na Licenciatura em Música (Performance em Guitarra) na Universidade de Aveiro. Na vertente de música de câmara estudou com o clarinetista Luís Silva, a pianista Helena Marinho e o compositor António Chagas Rosa.
Apresentou-se em momentos musicais e recitais, a solo ou integrado em grupos de câmara, em espaços como o Teatro Aveirense, Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, Hotel Meliã Ria (Aveiro), Sala Mário Neves da Escola Profissional de Música de Espinho, Escola de Artes da Bairrada, Casa do Infante (Porto) e ainda o Museu Nogueira da Silva (Braga), entre outros. Foi convidado para diversos eventos como o “4º curso dos Encontros de Guitarra de Seia 2010”, “Semana da Guitarra 2011” (Águeda, Aveiro), “I Congresso Organológico em Portugal”.
Paralelamente à sua actividade performativa, participa regularmente em masterclasses e cursos de aperfeiçoamento técnico e interpretativo com os mais nomeados guitarristas nacionais e internacionais, como Dejan Ivanovic, Marco Tamayo, Roberto Aussel, Roland Dyens, Fabio Zanon, Margarita Escarpa, Rafael Andia, Judicaël Perroy, Jéremy Jouve, Gilson Antunes, Fabiano Borges, Goran Krivocapic Pedro Rodrigues, Júlio Guerreiro, Paulo Vaz de Carvalho, Tiago Matias, Davide Amaral e João Moita.
Actualmente frequenta o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro e é professor de guitarra no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

(última actualização: Fevereiro 2014)