João Casimiro Almeida

Publicado em biografias - intérpretes

JoaoCasimiroAlmeidaJoão Casimiro Almeida (1994) iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em Guimarães. Aí estudou piano com Miguel Campinho, no 1º grau, e nos restantes anos com Ermelinda Martins. Ingressou no curso complementar, na mesma academia, em 2009, onde estudou num regime articulado com a Escola Secundária Francisco de Holanda.
Em 2011, no último ano do curso complementar, transferiu-se para a Academia de Música José Atalaya, ainda sob orientação da professora Ermelinda Martins, onde concluiu o curso complementar com a nota máxima a instrumento.
Em 2012, ingressa no ensino superior e, desde então, estuda na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, na classe da Professora Madalena Soveral. Paralelamente aos estudos de piano, estudou clarinete durante 3 anos, com Domingos Castro e Daniela Costa.
Desde 2008, participou em cursos e masterclasses, onde trabalhou com professores como Yuri Ananiev, Luís Pipa, Sofia Lourenço, Luís Filipe Sá e Joaquim Soriano. Realizou vários recitais e audições enquanto estudante da Academia José Atalaya e a Academia Valentim Moreira de Sá; nesta última recebeu por duas vezes o 1º prémio no “Concurso Interno da AMVMSA”, em 2007 e 2009. Foi também laureado noutros concursos, tendo recebido o 3º Prémio no “Concurso Elisa Pedroso”, em 2009; o 3º Prémio no “V Concurso de Piano da Póvoa de Varzim”; e, em 2013, o 1º Prémio no “Concurso Nacional Paços Premium”.

(última actualização: Fevereiro 2014)