Stephanie Wagner

Publicado em biografias - intérpretes

Stephanie Wagner-Susana Neves 9671Stephanie Wagner (Lisboa) é, desde Janeiro de 2004, solista do Remix Ensemble Casa da Música, com o qual gravou peças de Emmanuel Nunes, Bernhard Lang, Brice Pauset, António Chagas Rosa e Miguel Azguime.
Apresentou-se como solista nas principais salas de Portugal e pela Europa, com obras como ...explosante, fixe... e Mémorial de Pierre Boulez, Tempi concertati de Luciano Berio, com o maestro Peter Rundel, e Abyss de Franco Donatoni, com o maestro Emilio Pomarico. Também como solista, participou nos festivais de Salzburgo (Áustria), Tanglewood (EUA) e no Serate Mozartiane (Sardenha - Itália). Foi convidada do Drumming – Grupo de Percussão e do Grupo Vocal Capella Duriensis.

Stephanie Wagner estudou no New England Conservatory de Boston (EUA), com Fenwick Smith (1997 Bachelor of Music com distinção), assim como na Hochschule für Musik und Theater em Munique (Alemanha), com o Prof. Klaus Schochow, terminando os seus estudos com o grau máximo de Meisterklasse. Participou em cursos de aperfeiçoamento com Karlheinz Zöller, Benoît Fromanger e Jean-Claude Gérard.

Trabalhou em orquestras como a London Symphony Orchestra (Piccolo solo), a Boston Philharmonic Orchestra e as Sinfónicas de Nuremberga e Munique, tocando também com a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Stephanie Wagner gravou para o Bayerischer Rundfunk, a estação de rádio pública WGBH em Boston e os estúdios MODE Records em Nova Iorque (obras integrais de John Cage).
Foi bolseira da “Villa Musica” de 1999 até 2003.

Em Agosto de 2013, Stephanie Wagner estreou-se no festival Pélérinages, em Weimar (Alemanha), integrando o Ensemble Recherche na interpretação de uma ópera de Salvatore Sciarrino, sob a direcção do compositor.
 No mês seguinte, foi solista e orientadora de workshop no projecto do Serviço Educativo da Casa da Música para o Dia Mundial da Música, na peça Studi per l'intonatione del mare, de Salvatore Sciarrino, para solistas, orquestra de 100 flautas e orquestra de 100 saxofones.

É co-fundadora da Academia de Flauta de Verão, um estágio de 4 dias para flautistas (Julho, Universidade Católica Portuguesa), com masterclasses, música de câmara, workshops e concertos.

Stephanie Wagner lecciona na Escola Superior de Música e Artes dos Espectáculo (ESMAE - Porto), sendo docente convidada da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP) desde 2011.

(última actualização: Novembro 2013)