Ana Catarina Barros

Publicado em biografias - compositores

CatarinaBarrosAna Catarina Braga de Barros (Braga, 1995) ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (CMCGB) seis anos de idade, onde estudou Flauta Transversal na classe do professor Américo Costa onde concluiu o Curso Artístico Especializado de Composição na classe dos professores André Ruiz e Paulo Bastos, assim como o 8º grau de flauta.
No CMCGB, integrou a Orquestra de Câmara e a Orquestra Sinfónica, participando ainda na orquestra da Associação Musical Sinfonia de Braga. Integrou a orquestra nos espectáculos musicais “Once Upon a Time” (2011), “Arquivo” (2012) e “Pinocchio” (2013), realizados pelo CMCGB no Theatro Circo.
Participou em vários estágios de orquestra e masterclasses, como o XXIV e XXV Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde, sob a orientação do professor Nuno Inácio, 8º e 9º Estágio Internacional de Orquestra da Região de Leria/Fátima, sob a direção do maestro Jean-Sébastien Béreau, 1º e 2º Estágio de Orquestra do CMCGB, respectivamente sob a direção dos maestros Martin André e Joana Carneiro.
Em 2013 ingressou no curso de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), na classe dos professores João Madureira, Luís Tinoco e António Pinho Vargas.
Enquanto aluna da ESML, participou nos vários projectos dos Coro Sinfónico e Geral dessa instituição. Peças suas foram tocadas no Festival Peças Frescas (Teatro S. Luiz) e na Semana da Composição na ESML.
Participou em diversos masterclasses, workshops e seminários sob a orientação de Luigi Abbate, Miguel Azguime, António Sousa Dias, Achim Bornhöft, George Benjamin, Carlos Marecos, Sérgio Azevedo, João Madureira, Luís Tinoco, António Pinho Vargas e Gonçalo Gato, entre outros.

(última actualização: Março 2016)