Luigi Nono

Publicado em biografias - compositores

LuigiNonoNasceu em Veneza em 1924. Estudou Direito na Universidade de Pádua, optando depois por uma carreira musical. Estudou no Conservatório de Veneza com Malipiero (1943-45) e, seguidamente, com Maderna; em 1948 inicia o seu trabalho como aluno de Scherchen, que dirigirá as suas Variazioni canoniche, em Darmstadt, em 1950.
Em 1951 conheceu Stockhausen e Goyaverts, em Darmstadt, tendo sido influenciado por estes na prática do serialismo que haiva já aprendido com Scherchen.
A sua escrita favorece a utilização de séries paninterválicas, um rigoroso controlo numérico das durações, e a ocorrência de linhas contrapontísticas que se movem rapidamente pelas diferentes vozes ou instrumentos.
As suas últimas obras revelam um espírito calmo, poético e ainda lutador.
Luigi Nono foi uma figura central, juntamente com Boulez e Stockhausen, da vanguarda musical Europeia nos anos 50, combinando uma postura musical radical com um compromisso apaixonado pelas causas políticas. Descobriu na música vocal e na ópera um meio através do qual poderia apelar para a liberdade. O mesmo lhe ocorreu em relação à música electrónica, tendo feito concertos com obras suas em fábricas e meios industriais.
Luigi Nono casou com a filha de Arnold Schönberg, Nuria Schönberg-Nono, e morreu na sua cidade natal, em 1990.

(Dezembro de 1999)