Beat Furrer

Publicado em biografias - compositores

©Co Broerse: Beat FurrerNasceu em Schaffhausen a 6 de Dezembro de 1954. Na Escola de Música da mesma cidade recebeu as suas primeiras aulas de piano e formação musical. Após a sua ida para Viena em 1975, estudou direcção orquestral com Otmar Suitner e composição com Roman Haubenstock-Ramati na Escola Superior de Música e Representação Artística. Em 1985 fundou o Klangforum de Viena, grupo que frequentemente dirige.
A pedido da Staatsoper de Viena escreveu a sua primeira ópera Os Cegos, com base na obra homónima de Maeterlinck. Escreveu também Höhlengleichnis, sobre textos de Platão que estreou no Odeon de Viena na ocasião do Wien Modern 1989. A sua obra La Face de la Chaleur foi estreada em 1991 no Wiener Musikverein sob a direcção de Claudio Abbado.
É desde Outono de 1991 professor de composição na Escola Superior de Música e Representação Artística de Graz. A sua ópera Narcissus foi estreada em Outubro de 1994 nesta cidade no âmbito do festival Steirische Herbst. No verão de 1996 o seu concerto para 2 pianos e orquestra Nuun foi apresentado no Festival de Salzburgo. Em Setembro do mesmo ano foi tocada pela primeira vez a sua composição Stimmen para coro e quatro percussionistas no Festival Internacional de Música de Lucerna. Em 1996 foi publicado um CD pela Durian com as obras Narcissus, Fragment, Time Out, À un moment de terre perdu e Quarteto de Cordas nº 2.

(última actualização: Dezembro de 2001)