Ralf Ollertz

Publicado em biografias - compositores

4.ralf-OllertzlowNascido em 1964, estudou composição, música electroacústica, direcção e piano no Conservatório dos Mestres Cantores de Nuremberga e na Hochschule Robert Schumann, em Düsseldorf, sob a orientação de Vivienne Olive, Wilfried Jentzsch, Werner A. Albert e Günther Becker.
Foi director musical do Teatro Municipal de Wuppertal e obteve uma bolsa para estudar composição com Salvatore Sciarrino, em Itália. Prosseguiu os seus estudos de composição sob a orientação de Nicolaus A. Huber, expandindo os seus conhecimentos de música electrónica no ICEM, da Folkwang Hochschule Essen, onde trabalhou com Dirk Reith.
Seguiu ainda cursos de direcção (Peter Eotvos) e dança (Jean Cebron); fundou e dirige o grupo para nova música go ahead e trabalhou com artistas como Bettina Elmpt; Winfried Habel e Jens K. Kaul. Produziu radio-dramas juntamente com Clarence Barlow e Hartmut Geerken, e foi o director musical da Companhia de Dança Claudia Lichtblau.
É co-director da Companhia Toula Limnaios desde 1996.
Em Março de 2002, juntamente com Willy Daum, compôs a sua primeira ópera car-crash para a Staatsoper Hannover.
Nos últimos anos, Ollertz escreveu não só música de câmara e para orquestra, mas também radio-dramas, música para teatro, filmes e dança, pela qual recebeu vários prémios internacionais e bolsas.
O seu trabalho como compositor e maestro tem-no levado a vários pontos da Europa, América do Sul, Austrália, Japão e Estados Unidos da América.

(última actualização: 2002)