Jaime Reis no MAN

Escrito por Diana Ferreira ligado . Publicado em Blog AnT

Prossegue esta semana o ciclo Compositores na 1ª pessoa que tem trazido ao Museu Arte Nova diferentes criadores do nosso tempo, este ano com a característica de todos eles estarem de alguma forma ligados à música electroacústica.

OM-JaimeREISO convidado da terceira sessão deste ciclo é Jaime Reis (Coimbra, 1983), director artístico do festival DME, compositor, professor formado na Universidade de Aveiro.

Essencialmente conhecido pela sua intensidade actividade na divulgação da música electroacústica, Jaime Reis trabalha como compositor, tendo duas estreias previstas para Maio próximo, no Teatro Aveirense, num evento criado pela Arte no Tempo e o Atelier de Composição em que mesmo o público menos habituado terá oportunidade de participar num workshop orientado por este convidado, deixando-se conduzir pelo entusiasmo de manipular o som.

Licenciado em Ensino de Música (Composição) pela Universidade de Aveiro e investigador do INET-md, Jaime Reis tem realizado conferências em Portugal, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Brasil e Filipinas. Lecciona na Escola de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART-IPCB), na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e no Conservatório de Música de Seia, onde integra ainda a direcção pedagógica.

O festival itinerante Dias de Música Electroacústica (DME), que criou em 2006, conta já 51 edições, das quais 32 aconteceram em Seia e algumas outras no estrangeiro. Com esta actividade aglutinadora, tem conquistado um conjunto de fiéis seguidores que testemunham a vitalidade do projecto.

Nesta passagem por Aveiro, Jaime Reis falará do seu trabalho de compositor, apresentando alguns elementos característicos da sua música, introduzindo o ouvinte numa série de conceitos que o conduzirão a uma escuta mais esclarecida em Maio próximo.

Este ciclo de conversas prossegue em Fevereiro, sempre na última quinta-feira do mês, trazendo à cidade o compositor António Sousa Dias.

[a partir do texto que será publicado no Diário de Aveiro de 26 de Janeiro de 2017]