DME com Ludger Brümmer

Escrito por Diana Ferreira ligado . Publicado em Blog AnT

Esta tarde, uma iniciativa do festival itinerante Dias de Música Electroacústica (DME) em colaboração com o Zentrum für Kunst und Medien (ZKM, Karlsruhe) e a Casa da Música (CdM) traz-nos um concerto inteiramente preenchido com obras de Ludger Brümmer.

LBcdmO DME um festival que está "sempre a acontecer", sediado em Seia mas com manifestações onde quer que seja (Lisboa, Almada, Porto, Coimbra, Castelo Branco, Sines, Viseu, Lagos, mas também em Cracóvia- onde tudo começou- Madrid, Belo Horizonte, Tóquio, Kiev, São Paulo, Manila, entre muitas outras cidades) passa este fim-de-semana pelo Porto, onde realiza um concerto monográfico com obras de Ludger Brümmer e um seminário com o compositor.

A posição de director do Institut für Musik und Akustikque do ZKM, que Ludger Brümmer (Werner, 1958) ocupa desde 2003, não é de grande relevância para o que hoje vai acontecer na CdM, a não ser na medida em que, enquanto tal, terá acesso a meios disponíveis apenas a uma minoria de compositores. A importância de Brümmer reside no resultado artístico do seu trabalho, suportado por um olhar atento e crítico a tudo o que o rodeia, uma reflexão inteligente sobre a música e a tecnologia e uma refinada musicalidade que integra o parâmetro "espaço" com uma elegância raramente alcançada por outros.

dme zkmO programa desta tarde inclui Spin, uma obra de 2014 em 32 canais, com video assinado por Bernd Lintermann (disponível em 2 canais num CD lançado no ano passado, pela Portugaler, estranhamente difícil de encontrar). Se na reduzida versão para 2 canais percebemos um cuidado trabalho de espaço, de requintada exploração tímbrica, podemos antever a espectacularidade da experiência que a versão original em 32 canais proporcionará. Já do ano passado e criada nos estúdios de Grenobla, Spheres of Resonance explora fenómenos deressonância criados com a ajuda de modelação física criada por computador. Ao contrário das anteriores, com uma duração que ronda os 20 minutos, Deconstructing Double District (2011) é uma peça de reduzidas dimensões. Os seus cerca de 5 minutos integram video assinado por Volker Kuchelmeister.

A Ana Telles caberá um importante papel na interpretação de outra obra de grande dimensão apresentada neste concerto. Um pouco menos recente, Move (2006) é uma obra para piano, "sounddome" e video, cuja versão com "live video" polifónico programado por Holger Stenschke terá hoje a sua estreia absoluta. Produzido no ZKM, trata-se de "um trabalho evolui de uma superfície sonora para uma elaborada composição rítmica".

Deusa e personificação da noite, Nyx empresta o título à obra com que este arrojado programa encerra. Quase meia-hora de música, Nyx (2001) é uma das primeiras obras cuja estrutura assenta em material composicional gerado por modelação física. 

Um dos aspectos mais curiosos da música de Ludger Brümmer é a facilidade com que encanta o ouvinte menos familiarizado com a electrónica oriunda de meios "mais académicos". Assente num brilhante trabalho de "espaço", em que a forma e o timbre são também elementos estruturantes, talvez o segredo do "sucesso" da sua música resida na forma "descomplicada" como comunica.

Segundo Jaime Reis, director artístico do Festival DME, «a particularidade deste concerto não reside apenas nas idiossincrasias do seu sistema de espacialização (como a sua forma semi-esférica; software especialmente criado para o sistema, etc), mas no facto de todo o repertório ter sido concebido para o mesmo e ser apresentado sem "cedências" ou adaptações significativas, apresentado em excelentes altifalantes e com condições acústicas e hardware topo de gama, maioritariamente, facultados pela Casa da Música. Deste modo, todo o potencial deste sistema único poderá ser experienciado na sua totalidade, de forma "imersiva" em toda a sua magnitude, proporcionando uma experiência única ao (exigente) público que sei que estará presente.»

Num contexto em que muitos eventos dispersos acontecem, sem que haja um trabalho de fundo na difusão do grande repertório da electroacústica, o concerto desta tarde é um momento absolutamente imperdível.

 

klangdom grafik[ZKM]