Gareth Loy

Publicado em biografias - compositores

6.GarethLoyNascido em 1945, Gareth Loy distinguiu-se em diversas disciplinas musicais ao longo da vida.
Violinista e cantor enquanto criança, foi posteriormente influenciado pela perspectiva de "world music", trazida pelo movimento de música popular nos EUA, nos anos 60.
Estudou koto japonês na UCLA, cítara na Índia, enquanto nos "Corpos da Paz", tendo realizado concertos profissionalmente com este instrumento, quando regressou aos EUA. Nos anos 70, fundou o Hermes Ensemble, desenvolvendo improvisações de música concreta pela Califórnia, incluindo uma série de concertos no Museu de Arte Moderna de S. Francisco e no Palácio das Belas Artes de S. Francisco.
Concluiu o bacharelato (B.A.) em guitarra clássica e composição, na Universidade Estatal de S. Francisco, em 1975, tendo obtido o grau de doutoramento em artes musicais, na Universidade de Stanford, em 1980, com a obra Nekia. Foi investigador e conferencista em tecnologia musical na Universidade da Califórnia - San Diego.
Actualmente trabalha como engenheiro no Silicon Valley - Califórnia e prepara um livro para a MIT Press sobre matemática e música.
Por detrás do compositor, na fotografia que data da época em que Nekia foi composta, encontra-se um plano do já extinto Systems Concepts Synthesizer, com o qual a obra foi construída.

[http://garethinc.com/]

(última actualização: 2002)