Michael McNabb

Publicado em biografias - compositores

6.McNabbCompositor, intérprete, criador de instalações, experiente em música por computador, Michael McNabb recebeu vários prémios e distinções, entre os quais o Prix Ars Electronica, o U.S. National Endowment for the Arts, o prémio do Festival de Música Electroacústica de Bourges e o da ISCM.
Estão disponíveis dois CDs com obras suas editadas pela Wergo, Invisible Cities (Wer 2015-50) e Dreamsong (Wer 2020-2).
Dreamsong, a obra que dá o título ao segundo disco, foi referida pelo escritor Nova Iorquino Andrew Porter como "um clássico do género" e o San Jose Mercury News nomeou-a como um dos melhores trabalhos dos últimos 40 anos.
As suas várias performances e instalações incluem o Almeida Festival, em Londres, as conferências ISEA, em Groningen, Minneapolis e Montreal, as Computer Music Conferences, em Veneza, Glasgow, Tóquio e San Jose, e colaborações com companhias de dança (entre as quais a ODC/ San Francisco e a Liss Fain Dance) e artistas do cinema e do video.
McNabb é doutorado em Composição Musical pela Universidade de Stanford, onde estudou no CCRMA (Center for Computer Research in Music and Acoustics) com John Chowning e Leland Smith.
É também consultor de tecnologia de ponta no Silicon Valley, administrador fundador da Sound and Music Software na NeXT Computer, e autor da aplicação real-time audio/MIDI Fantasia.
Ensaios e artigos da sua autoria encontram-se em The Language of Electroacoustic Music (Macmillan Press) e The Music Machine (MIT Press), e nas publicações Computer Music Journal e Leonardo Journal.
O seu trabalho actual incide essencialmente na música electroacústica e na instalação interactiva.

[http://www.mcnabb.com/]

(última actualização: 2002)