Herbert Eimert

Publicado em biografias - compositores

4.EimertNascido em Bad Kreuznach 8 de Abril de1897, estudou entre 1919 e 1924 no Conservatório de Colónia e, de 1924 a 1930, na Universidade local. Já em 1924, escreveu um manual de técnica dodecafónica - Atonale Musiklehre - e, por isso, é também visto como um dos primeiros dodecafonistas.
O seu Quarteto de Cordas, de 1924-1925, encontra-se entre as primeiras obras dodecafónicas Alemãs. Entre 1928 e 1933, actua como compositor colaborador da Rádio de Colónia, NWDR, função que será por ele retomada em 1945.
Em 1948, assume a direcção dos programas musicais nocturnos da rádio. Em 1949, em colaboração com Robert Beyer, realiza as primeiras experiências em composição electrónica, utilizando os aparelhos da rádio. Em 1951, funda oficialmente o primeiro Estúdio de Música Electrónica do mundo, junto à NWDR de Colónia. Foi o grande responsável pelo desenvolvimento e promoção da música electrónica na Alemanha e Europa dos anos 50. Escreve, em 1950, um outro manual de técnica dodecafónica - Lehrbuch der Zwölftontechnik -, e, em 1964, um tratado de música serial - Grundlagen der Musikalishen Reihentechnik -. No anos 50, funda, em colaboração com Stockhausen, a importante revista internacional Die Reihe, que contará com oito números.
Devido aos esforços de Eimert, compositores como Stockhausen, Pousseur, Koening, Ligeti e Kagel, entre outros, puderam realizar as suas primeiras obras electrónicas.
Grande defensor do serialismo, Eimert permitiu que o pensamento serial entrasse no estúdio electrónico a partir de 1953, com o ingresso de Stockhausen e Goeyvaerts no Estúdio de Colónia. Sob a sua coordenação, 33 obras de 21 compositores foram realizadas até 1961 nessa instituição.
Quando Eimert se aposenta das suas funções na rádio, o Estúdio da NWDR é praticamente desactivado. A convite da Escola Superior de Música de Colónia, Eimert funda aí, em 1965, um outro Estúdio de Música Electrónica, dando continuidade ao estúdio da rádio. Dirigirá essa instituição até fins de 1972, quando é sucedido pelo seu assistente Hans Ulrich Humpert.
Faleceu em Düsseldorf  a 15 de Dezembro de 1972.

Obras Principais:

  • Quarteto de Cordas (1927)
  • Glockenspiel (1953)
  • Epitaph für Aykishi Kuboyama (1960-62)