Ludger Brümmer

Publicado em biografias - compositores

Nascido e criado na Alemanha, formou-se em Psicologia e Sociologia, em 1983. Entre 1983 e 1989, estudou composição instrumental, com Nicolaus A. Huber, e electroacústica, com Dirk Reith, na Folkwang Hochschule Essen.
Colaborou com a coreógrafa Susanne Linke, na coreografia Ruhort, seguindo-se várias apresentações internacionais na América, Europa e Ásia (Paris, Théâtre de Ville, Tel Aviv, Charleroi, Madrid, entre outras).
Compôs a peça orquestral Riti Contour, para a Nederlands Dans Theater, e trabalhou em coreografias para bailarinos solistas, nomeadamente no domínio da música electroacústica, como Le Temps s'ouvre. Colaborou com Christian Moeller em exposições multimedia, no Tokios Spiral Hall.
Seguiram-se novas apresentações internacionais no INA, Paris, no ICMC, em San José, Tóquio, Banff e Thessaloniki.
Colaborou com o Instituto InterArtes, com o criador de video Silke Braemer, em Lizard Point.
Depois de ensinar composição e análise na Folkwang Hochschule Essen, durante oito anos, é actualmente investigador na Kingston University de Londres.
Entre os seus prémios principais, encontra-se os prémios da WDR, Essen, Prémio Busoni, ArsElectronica 1994, ICMA, San Francisco e vários outros prémios no dominío da música electroacústica.
Ludger Brümmer apresentou várias comunicações na Europa e América do Norte. Ensinou na Universidade Técnica de Berlim (TU-Berlin) e no Instituto Archimedia, em Linz.
É, actualmente, professor de composição e teoria no Institute für Computermusik und Electronic Media, na Folkwang Hochschule Essen, e de música electroacústica na Escola de Design, em Karlsruhe.

[http://icem-www.folkwang-hochschule.de/~ludi/]

(última actualização: 2002)