Hans Tutschku

Publicado em biografias - compositores

4.HansTutschkuNascido em 1966, Hans Tutschku iniciou os seus estudos musicais ainda muito novo. Em 1982 juntou-se ao Ensemble für Intuitive Musik Weimar com o qual toca sintetizador e electrónica em tempo real. Estudou composição electroacústica em Dresden e, entre 1989 e 1991, acompanhou Karlheinz Stockhausen em diversas tournées com o intuito de estudar difusão sonora. Em 1991/92 frequentou o curso internacional de fonologia, de um ano, no Conservatório Real de Haia, onde trabalhou primeiro no campo do processamento de som digital.
Como membro do Ensemble für Intuitive Musik Weimar, realizou diversos projectos multimedia, concebendo projecção de imagem e coreografia, tal como música.
O ensemble tem feito numerosos concertos na Europa, América Latina e Ásia.
Hans Tutschku tem composto música instrumental, obras para fita magnética, trabalhos para instrumentos e electrónica, e música para teatro, filme e ballet (incluindo várias colaborações com o coreógrafo alemão Joachim Schlömer).
Em 1989, junto com Michael von Hintzenstern, constituiu o Klang Projekte Weimar, uma fundação para a música contemporânea  que organiza um festival anual e uma série de concertos.
Em 1994, Hans Tutschku foi seleccionado para participar no curso de composição do IRCAM, Paris. Em 1995/96 ensinou composição electroacústica no Conservatório Liszt, em Weimar, onde instalou um novo estúdio de electroacústica.
Em 1996 frequentou o curso de composição de Royaumont, com Klaus Huber e Brian Ferneyhough.
Entre 1997 e 2001, ensinou música por computador no IRCAM. Tem orientado master classes nas universidades de São Paulo, Buenos Aires e Singapura, na Academia de Música de Budapeste e em Darmstadt, Estugarda, Milão, Florença e Porto.
É membro do júri dos Concursos Internacionais de Composição Electroacústica CIMESP, de São Paulo, e Métamorphoses, de Bruxelas.
Depois de completar o DEA na Sorbonne, prossegue com o Doutoramento em Composição na Universidade de Birmingham, no Reino Unido.
Ensina Composição Electroacústica no Conservatório de Montbéliard desde 2001.
Hans Tutschku foi distinguido com variados prémios de composição internacionais: Bourges, Hanns-Eisler Preis, CIMESP São Paulo, Ars Electronica e Noroit.

[http://www.multimania.com/hanstutschku]

(última actualização: 2002)