Aveiro_Síntese 2002

Publicado em A_S arquivo

banner2

1º festival internacional de música electroacústica

16 a 22 de Julho de 2002

Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Grande Auditório

Dia 16, Segunda-feira

obras de P. Schaeffer, F. Pires e de jovens compositores portugueses

Philipp Kolb, trompete

Programa:

  • Pierre Schaeffer, Quatre études de bruits | 2 canais (1948, rev. 1971) ca 12' 1)
  • Filipe Pires, Litania, para fita magnética | 2 canais (1972) 2)
  • Diana Ferreira, Moldura II, para fita magnética | 2 canais (1998) ca 8'
  • Luís Pena, Klangspiegel, para trompete e fita magnética | 4 canais (2002) ca 20' 3)


1) peça histórica
2) peça portuguesa
3) estreia absoluta

obras de L. Berio, M. Azguime e selecção elaborada por Miguel Azguime (Miso Music Portugal)

Miguel Azguime, voz e percussão
Perseu Mandillo, assistente musical
Ágata Mandillo, difusão sonora
Técnica Miso Studio

Programa:

Parte I

  • Luciano Berio, Thema, omaggio a Joyce, para fita magnética | 2 canais (1958) ca 6' 1)
  • Trevor Wishart, American Triptych, para fita magnética | 2 canais (1999) ca 15' 3)

Parte II

  • Miguel Azguime, O ar do texto opera a forma do som interior, poesia sonora, elect. tempo real | 6 canais (2001/02) ca 35' 2)

1) peça histórica
2) peça portuguesa
3) peça escolhida por Miguel Azguime

[espaço Olaria]

Dia 17, Quarta-feira

obras de K. Stockhausen, E. Nunes e selecção elaborada por Emmanuel Nunes

Programa:

Parte I

Parte II

  • Emmanuel Nunes, 73 - Öldorf - 75, para fita magnética | 6 canais (1973/75) 2)

1) peça histórica

2) peça portuguesa

3) peça escolhida por Emmanuel Nunes

Dia 18, Quinta-feira

obras de H. Eimert, J. Rafael e selecção elaborada por Folkmar Hein (TU-Berlin - Alemanha)

Parte I

  • Hans Tutschku - Eikasia, para fita magnética | 8 canais (1999) 12’ 15’’ 3)
  • Ludger Brümmer - Inferno der Stille, para fita magnética | 8 canais (2000) 23’ 30’’ 3)

Parte II

  • Wilfried Jentzsch - Paysages lointains, para fita magnética | 4 canais (2000) ca 12’ 3) 4)
  • João Rafael - Ombres Croisées, para fita magnética | 8 canais (1990/98) 20’ 20’’ 2)

Parte III

  • André Ruschkowski - Cento, para fita magnética | 2 canais  08’ 03’’ 3)
  • Ralf Ollertz - Pyrócua, para fita magnética | 2 canais (1994) 07’ 35’’ 3) 4)
  • Herbert Eimert - Epitaph Für Aikichi Kuboyama, para fita magnética | 4 canais (1962) 23' 20'' 1)

1) peça histórica - difusão de João Rafael

2) peça portuguesa

3) selecção elaborada por Folkmar Hein [TU-Berlin, Alemanha]; peças em primeira audição em Portugal

4) primeira audição em Portugal

Dia 19, Sexta-feira

obras de B. Maderna, J. P. Oliveira e selecção de M. C. De Amicis (Ist. Gramma - Itália)

Grupo de Música Contemporânea de Lisboa [GMCL]

Carlos Franco, direcção

Parte I

  • Bruno Maderna, Dimensioni II - Invenzione su una voce, para fita, sobre a voz de Cathy Berberian | 2 canais (1960) ca 11’ 1)
  • Maria Cristina De Amicis, La voce del poeta, para fita magnética | 2 canais (2002) ca 8’ 3)
  • Antonio Doro, A VY (…) Ma Noi Potremmo?, para fita magnética | 2 canais (1996, rev. 2002) ca 7’ 3)

Parte II

  • Andrea Nicoli, Strati Sottili - Infranti - Muovono, para fita magnética | 2 canais (2000) ca 6' 3)
  • Michelangelo Lupone, Forma del respiro, para fita magnética | 2 canais (1993) ca 8' 3)
  • João Pedro Oliveira, Íris, para clarinete, piano, violino, violoncelo e fita magnética | 2 canais (2001) 2)

1) peça histórica

2) peça portuguesa

3) selecção elaborada por Maria Cristina De Amicis [Istituto Gramma - Itália]; peças em primeira audição em Portugal

GMCL apoiado pelo IPAE/MC

obras de J. Chowning, I. Soveral e selecção elaborada por J. Chowning (CCRMA - EUA)

Parte I

  • Michael McNabb, Dreamsong, para fita magnética | 4 canais 9'20'' 3)
  • Gareth Loy, Nekia, para fita magnética | 4 canais (1979) ca 10' 3)
  • John Chowning, Turenas, para fita magnética | 4 canais (1972) ca 10' 1)

Parte II

  • Michael McNabb, Mars Suite, para fita magnética | 4 canais ca 15' 3)
  • Isabel Soveral, Anamorphoses VI, para saxofone e fita | 2 canais (2000/2001) ca 10' 2)

1) peça histórica - primeira audição em Portugal

2) peça portuguesa - primeira audição em Portugal

3) selecção elaborada por John Chowning [CCRMA - Stanford, EUA]; peças em primeira audição em Portugal

Henk Van Twillert [biografia]

Dia 20, sábado

obras de P. Henry, A. Sousa Dias e selecção elaborada por J.-C. Risset (CNRS - França)

Parte I

  • Daniel Teruggi - Fugitives voix, para fita magnética (2 canais) - 1997 - ca 17' 3) 4)
  • António de Sousa Dias - Quand trois poules vont au champ, para fita magnética | 2 canais (2002) ca 6’ 2)

Parte II

  • Georges Boeuf - Pluie d'or, para fita magnética | 2 canais (1987) 8'40'' 3) 4)
  • Horacio Vaggione - Préludes suspendus, para fita magnética | 4 canais (2000) 9'50'' 3)
  • Pierre Henry - Le Voile d'Orphée, para fita magnética | 2 canais (1953) ca 15'30'' 1)

1) peça histórica

2) peça portuguesa

3) selecção elaborada por Jean-Claude Risset [CNRS - Marselha, França]

4) primeira audição em Portugal

Dia 21, domingo

obras de H. Pousseur, J. Peixinho e selecção elaborada por G.-W. Raes (Stichting Logos, Bélgica)
  • Henry Pousseur - Scambi, para fita magnética | 2 canais (1957) 1)
  • Jorge Peixinho - Elegia a Amílcar Cabral, para fita magnética  2)
  • Godfried-Willem Raes - Counting Down to 747, versão para fita | 2 canais (1998) 13’ 04’’ 4)
  • Nicholas Virgo - Westerlies, para fita magnética | 2 canais (2000) 12’ 03’’ 3) 5)
  • Pedro Rebelo - Forking Paths Virtual Mix, para fita magnética | 2 canais (1996) 12’ 18’’ 3)
  • Kristof Lauwers & Laura Maes - Kitch 'n Glitch, para fita magnética | 2 canais (2001) 17’  3) 4)

1) peça histórica

2) peça portuguesa

3) selecção elaborada por Godfried-Willem Raes [Stichting Logos - Bélgica]

4)1ª audição em Portugal

5) estreia absoluta

Dia 22, segunda-feira

obras de J.-C. Risset, P. Rocha e de jovens compositores portugueses

Ana Pires, piano

Joaquina Ly, soprano

César Silva, guitarra

Carlos Canhoto, saxofone


Parte I

  • Elsa Filipe - Aurius, para guitarra e electrónica em tempo real (2002) ca 13' 3)
  • Pedro Rocha - Dual, para piano e fita magnética | 2 canais (1988, rev. 1995) ca 10' 2)
  • Jean-Claude Risset - Inharmonique, para soprano e fita | 2 canais (1977) ca 14’ 30’’ 1)

Parte II

  • Eduardo Patriarca - Pour que une fée s'enchante, para piano e fita | 2 canais (2002) ca 22'
  • José Carlos Sousa - Contemplação II, para saxofone alto e fita magnética (2002) ca 10'  3)

1) peça histórica, 1ª audição em Portugal

2) peça portuguesa

3) estreia absoluta

Sessões públicas com os compositores

Com o objectivo de promover a reflexão sobre o fenómeno criativo e de aproximar o público da música proposta no festival, grande parte dos autores portugueses tocados neste festival fez uma sessão de apresentação das obras, na qual expos algumas das ideias que se encontram na base da composição das mesmas, reservando-se ainda um espaço para responder a eventuais questões colocadas pelo público.

dia 16 | 18h00 | Miguel Azguime

dia 17 | 18h00 | Luís Antunes Pena

dia 18 | 18h00 | João Rafael

dia 19 | 18h00 | João Pedro Oliveira

dia 20 | 18h30 | António de Sousa Dias

dia 21 | 17h30 | José Carlos Sousa

dia 22 | 17h30 | Eduardo Patriarca

dia 22 | 18h30 | Pedro Rocha

Seminário de Composição por João Rafael

O compositor João Rafael analisa obras suas e de outros compositores, com e sem electroacústica. Tais análises servem de ponto de partida para a discussão de variadas problemáticas da composição.

No dia 18, no contexto do concerto a realizar à noite, é abordada a obra Epitaph für Aikichi Kuboyama, de Herbert Eimert.

Os alunos presentes poderão apresentar trabalhos próprios para discussão. Diariamente será ainda reservado um espaço para análise e comentários de peças apresentadas pelos alunos do seminário.

patrocínios

MINCULTura1          ipae          cma

apoio

olaria     pizzarte logo     centenario logo    

 

gretua              Miso Music             casa juventude      gemeocores     

oaveiro-logo-p1

agradecimentos

Conservatório de Música de Aveiro

Associação Musical das Beiras

Águas S. Cristóvão

Hotel Afonso V

Intermúsica

~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

João Martins

Ana Luísa Oliveira

Francisco Vaz da Silva | ACAV

Pedro Sottomayor

Direcção Artística

Diana Ferreira

Produção

Carlos Rodrigues

Design

Catarina Lélis

Spot televisivo

Paulo Casimiro

Produção Web

Nuno Inácio e Paulo Casimiro

Assistentes de Produção e Montagem

Mara Bernardes, Carolina Rodrigues, Paulo Calvão Silva

Tecnologia informática e sonorização

Miso Studio

Luzes

Pedro Sottomayor e Mara Bernardes