Aveiro_Síntese (eng)

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As a response to the inevitable constraints of an electroacoustic music concerts cycle spread throughout the 2001/2002 season, it was created the compacted festival of electroacoustic music Aveiro_Síntese.
The first international festival of electroacoustic music had a simple programme structure, including masterpieces form the Portuguese music and a great variety of aesthetic proposes (from repertoire pieces to premières). It included nine “classical” or more “academic” electroacoustic concerts, two evening concerts dedicated to alternative electronics, seven sessions with some of the Portuguese composers included in the programme, and one seminar on composition conducted by the composer João Rafael.

Each of the nine concerts mentioned above was conceived to put together a Portuguese piece with a renowned repertoire piece, and its programme was completed with a selection kindly elaborated by different personalities, mainly associated with international studios, such as Emmanuel Nunes, Folkmar Hein, Godfried-Willem Raes, Cristina De Amicis and two electroacoustic music history myths: John Chowning and Jean-Claude Risset.

Aveiro_Síntese 2002 took place at Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, from the 16th to 22nd of July, with the support of Câmara Municipal de Aveiro and Ministério da Cultura / IPAE, under the direction of the author, Diana Ferreira, and with the invaluable support of numerous individuals that in spite of all difficulties made this project possible.
 
[As soon as possible, this site will provide detail information on each concert in English, too.]

Aveiro_Síntese 2016

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2nd international festival of electroacoustic music of aveiro

5th to 9th april 2016

Museu Arte Nova
(top floor)

tuesday, 5th april

Pertencendo à mesma geração, Luís Antunes Pena (Lisboa, 1973) e Pedro Junqueira Maia (Porto, 1971) são compositores com percursos bastantes distintos e produções naturalmente diferentes. No regresso do Aveiro_Síntese, a primeira das cinco breves conversas com que se pretende aproximar o público do mundo da criação e dos criadores será vivida na cumplicidade destes dois compositores, ambos com actividade no domínio da divulgação cultural, que se respeitam e se reconhecem na paixão por algo muito maior do que todas as diferenças: a música.

Francesco Dillon, cello

Nuno Aroso, percussion

Luís A. Pena, electronics

Program:

  • Caspar Johannes Walter | Studie Über Obertonspiegelungen (2001) :: cello, sine waves and glasses, ca 9'
  • Luís Antunes Pena | Tracking Noise #1 1) (2016) :: analog synthesizer (live electronics), 2 ch, ca 8'
  • Pedro Junqueira Maia | `Xcuse me while I kiss the Sky... (2010) :: percussion and electronics, ca 7'
  • Milica Djordjevic | Fail 1) (2012) :: cello and electronics, ca 7' 
  • Ruído Vermelho | Narcissistic Rooms 1) (2016) :: improvisation for cello, percussion, resonating bodies and live electronics, 2 ch, ca 20' 
     

1) portuguese premiere 

wednesday, 6th april

[em actualização]

Na primeira vez em que Michael Edwards traz a sua música a Portugal, umas das suas últimas obras- jitterbug- é apresentada a par com uma obra de um compositor português e outra do grande repertório (herança da 1ª edição do Aveiro_Síntese, em que todos os concertos apresentavam uma peça portuguesa, um "clássico da electroacústica" e uma selecção de peças elaborada por alguém convidado para o efeito, geralmente associado a um estúdio internacional). Os dois compositores que aqui surgem ao lado de Michael Edwards não são, no entanto, estranhos: John Chowning foi seu professor no CCRMA (Stanford) e Luís Antunes Pena é publicado pela mesma selectiva editora (sumtone) que representa o compositor britânico.

Program:

  • John Chowning | Turenas (1972) :: fixed media electronics, 4 ch, ca 10’
  • Luís Antunes Pena | Hi-Fi Noise Study - Pecking Chickens 1) (2013) :: fixed media electronics, 2 ch, ca 5’
  • Michael Edwards | jitterbug 1) (2015) :: fixed media electronics, 4 ch, ca 40’ 30’’ 

 

1) portuguese premiere

 

thursday, 7th april

O trabalho de Michael Edwards distingue-se não só musicalmente como ao nível da criação de ferramentas para a composição algorítmica.

Num seminário que será dividido em duas partes, o compositor abordará o seu trabalho focando o ambiente "slippery chicken" (10h00 - 13h00) e discutirá com os alunos inscritos os seus próprios projectos (15h00 - 17h30).

"slippery chicken" é um ambiente Common Lisp open source para composição algorítmica declarativa ou generativa em CLM, CMN, CM e Lilypond para partitura, ficheiro de som e/ou ficheiros MIDI e a integração destes em peças musicais híbridas de forte associação entre acústica e electrónica.

O "slippery chicken" permite uma abordagem à composição musical de cima para baixo. O software foi originalmente concebido de forma a integrar as técnicas de composição pessoais do autor; contudo, têm vindo a ser programadas diversas ferramentas para fins genéricos em composição algorítmica que deverão ser úteis a uma grande diversidade de compositores. O principal objectivo do projecto é facilitar a fusão dos mundos sonoros electrónico e instrumental, não apenas a nível sonoro, mas também estrutural. A composição puramente instrumental ou a electrónica é, naturalmente, também possível. Encontram-se disponíveis técnicas para uma combinação inovadora de ritmo e dados referentes a alturas (pitch data)- indiscutivelmente um dos aspectos mais difíceis na elaboração de algoritmos musicais convincentes.

"slippery chicken" não dispõe de um interface gráfico e não se prevê que isso venha a verificar-se. Se este é claramente um aspecto desagradável para alguns potenciais utilizadores, há diversos benefícios em trabalhar com um sistema como este através da linguagem de programação em que foi criado, entre os quais a infinita extensibilidade que uma tal abordagem infere.

Em Novembro de 2015, a Arte no Tempo lançava um desafio aos jovens compositores cujo objectivo era proporcionar-lhes um espaço para apresentação do seu trabalho.

Os quatro compositores cujas peças foram seleccionadas no âmbito desse desafio foram convidados a partilhar com o público alguns aspectos do seu trabalho. Mariana Vieira, Jorge Ramos, Hugo Paquete e Ana Catarina Barros contextualizarão o seu trabalho nos seus ainda breves percursos, antes de fazerem a sua música partilhar o concerto com o compositor português Jaime Reis e uma notável obra do incontornável Jean-Claude Risset.

Pedro Rocha, alto saxophone

Program:

  • Ana Catarina Barros | Strange Dream2) (2013) :: fixed media electronics, 2 ch, ca 5’30’’
  • Jorge Ramos | Project 22) (2013) :: fixed media electronics, 2 ch, ca 6’
  • Mariana Vieira | Multiphonic Shaping2) (2014) :: alto saxophone and fixed media electronics, 2 ch, ca 2’
  • Hugo Paquete | unevenness2) (2015) :: fixed media electronics, 4 ch, ca 20’
  • Jaime Reis | Fluxus, Lift (2013) :: fixed media electronics, 2 ch, ca 5’  
  • Jean-Claude Risset | Ressonant Sound Spaces (2002) :: fixed media electronics, 2 ch version, ca 14’40’’

2) works selected on the scope of 'música em criação' project

 

friday, 8th april

[em actualização]

A escolha de Ricardo Guerreiro para este programa (ou deste programa para Ricardo Guerreiro) não é desprovida de um sentido, ainda que não seja auditivamente decifrável. Antes de finalizar o curso na Escola Superior de Música de Lisboa e seguir para Itália, onde estudaria música electroacústica com Alvise Vidolin (um dos colaboradores mais próximos de Luigi Nono), Ricardo Guerreiro foi um dos compositores que esteve intimamente ligado a uma das actividades que deu origem à Arte no Tempo: as Jornadas Nova Música. Precedendo o concerto em que a sua última criação finaliza um programa completado por obras de compositores italianos, Guerreiro será convidado a revisitar as memórias de Itália e partilhar com o público algumas das preocupações que o seu trabalho reflecte.

Program:

  • Luigi Nono | Omaggio à Emilio Vedova1) (1960) :: fixed media electronics, 4 ch, ca 5’
  • Michelangelo Lupone | Canto di Madre 3) (1998) :: fixed media electronics, 2 ch, ca 7’
  • Alessio Gabriele | Unanima3) (2012) :: fixed media electronics, 2 ch, ca 9’
  • Laura Bianchini | Libero Movimento3) (2012) ::  fixed media electronics, 2 ch, ca 8’
  • Silvia Lanzalone | eRose 3) (2013) :: fixed media electronics, 2 ch, ca 10’
  • Ricardo Guerreiro | Bindungen 4) (2016) :: fixed media electronics, 2 ch

1) portuguese premiere

3) work sent by Centro Ricerche Musicali (Roma); portuguese premiere

4) world premiere

 

saturday, 9th april

A primeira visita do compositor Michael Edwards termina com um concerto monográfico em que se apresenta um conjunto de peças que cobre um período de mais de vinte anos de composição. Na conversa que o precede, o compositor apresentará as diferentes obras expondo, de forma simplificada, algumas das técnicas a que recorreu para a sua realização

Henrique Portovedo, saxophones

Hugo Simões, guitar

Michael Edwards, composition and electronics

  • anonymous obvious - aka several instrumental structures to annoy ludi (2000) :: fixed media electronics, 4 ch, ca 13’
  • their faces on fire (2013-14) :: baritone saxophone and computer, ca 8’
  • thick (1999) :: fixed media electronics, 4 ch, ca 11’
  • don’t flinch (2010-11) :: guitar and computer, 13’30’’
  • flung me, foot trod (1993-94) :: alto saxophone and fixed media electronics, 2 ch, 9’ 

 

 

Artistic and Production Director

Diana Ferreira

Production assistent

Filipa Monteiro

Graphic production

Francisco Ferreira

support

 

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DeCA-grande2016 

acknowledgments

Gilberto Bernardes | musical informatics 'O sentido do som'

António Veiga