V Jornadas Nova Música - Aveiro 2001

Posted in JNM archive

13th to 21st December 2001

jornadas-flyer frente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa geral

Thursday, December 13th

Cancelled

Part I

  • Luigi Nono, Post-prae-ludium per Donau
  • Ricardo Sezudo, peça para tuba e electrónica ao vivo*

Part II

  • Elizabeth Raum, Will There Be A Time
  • Neal Corwell, Aboriginal Voices
  • Marc Steckar, Duo – Solo

* world premiere, comissioned by Jornadas Nova Música

Sérgio Carolino [biography]

sound projection and live electronics: Davide Tiso and Ricardo Sezudo

Friday, December 14th

Pierre Boulez piano music

Peter O'Hagan [biografia]

Pierre Boulez piano sonatas

Part I

  • Sonata nr 1
    • Lent
    • Assez large - Rapide
  • Sonata nr 3
    • Formant 1: Antiphonie
    • Formant 2: Constellation-Miroir
    • Formant 3: Trope

Part II

  • Sonata nr 2
    • Extrêmement rapide
    • Lent
    • Modéré, Presque vif
    • Vif

Peter O'Hagan [biografia]

Sunday, December 16th

Composição I (2001)

Pedro Rocha [biografia]

I Parte

  • Miguel Azguime, Du Néant Qui Le Croit
  • José Manrique, Voz Oculta *

II Parte

  • Marco Stroppa, Hidinefte *
  • Pierre Boulez, Dialogue de l'ombre double , bassoon version*

* portuguese première

Pascal Gallois [biography]

Monday, December 17th

O ar do texto ou a forma do som

Miguel Azguime [biography]

O compositor abordará algumas características da sua obra, ilustrando com exemplos ao vivo alguns pormenores das peças a apresentar.

Program:

  • Voicelessness. The snow has no voice, for solo piano
  • Music for Mallets, for percussion trio

with:
Isabel Sá, piano
Grupo de Percussão da Universidade de Aveiro | Bruno Estima, Helder Roque and Pedro Fernandes

Tuesday, December 18th

With:
Ana Telles Antunes, piano and Hervé Trovel, percussion

Program:

  • Tombeau de G. Grisey (1999), for piano and percussion (excerpts)

* portuguese première

Program

  • Pierre Boulez, Douze Notations
  • Olivier Messiaen, Prelude La Colombe
    • Regard des Hauteurs, from Vingt Regards sur l'Enfant Jésus
    • Catalogue d’ oiseaux  - L’alouette Lulu and L’ alouette Glandelle
  • Franco Donatoni, Omar
  • Philippe Hurel, Tombeau de G. Grisey *

* portuguese première

Ana Telles [biography]

Hervé Trovel [biography]

 

Wednesday, Decembert 19th

Part I

  • Robin Hoffmann, Arnold S. (1)*
  • Luís Antunes Pena, Raumzeit**
  • Byung-Moo Lee, Ellipse (2)*

Part II

  • Sven Hermann, sprachlos (3)*
  • Roman Pfeifer, Drehpunkt um festes Grau**
  • Hannes Galette Seidl, er sucht sie (4)**
  • Holger Klaus, gehäutete Zeilen (5)*

* portuguese première
** world première

flute | Judith Müller (5)
oboe | Junko Miyahara (5)
clarinet | Sebastian Bongarz (1)
bassoon | Rebecca Hagen Sivri (5)
trombone | Andreas Roth (1,5)
piano | Hannes G. Seidl (1), Barbara Rojan (5)
violin | Sabine Baron (2,3), Rina Suzuki (2,3)
viola | Andres Mehne (3,5), Constanze Ahrendt (5)
cello | Christian Hacker (1,3,5)
Conductor | Holger Klaus (5)

Thursday, December 20th

Formação auditiva para o repertório do Século XX

Embora já estejamos no início do Século XXI, continua a haver, de uma forma geral, pouca actividade pedagógica voltada para as características do repertório do século passado, acima de tudo no que toca à Formação Auditiva.

Embora seja imprescindível que os alunos de música executem nos seus instrumentos repertório dos séculos XX e XXI, para que se possam aproximar dos gestos musicais contemporâneos, pode a Formação Auditiva, como cadeira própria ou inserida na actividade de turmas de Formação Musical ou de Prática de Conjunto, contribuir para a catalisação de processos de descoberta, possibilitando ainda experiências que as limitações dos respectivos instrumentos não permitiram a  cada um dos alunos envolvidos.

Nesta conferência, pretende-se demonstrar acima de tudo actividades de animação musical, como se diz na Alemanha, que possam dinamizar a vivência de aspectos preponderantes do repertório do século XX, de maneira que os estudantes não sintam a música a que se usa chamar «contemporânea» como algo que aconteceu em Viena ou em Darmstadt, ou unicamente como um jogo de especulação escrita, mas sim, como matéria viva e em transformação, nas mãos, na voz e no ouvido de todos nós músicos que a concretizamos.

Vasco Negreiros [biography]

Part I

  • Óscar Graça, …interpolações e triângulos curvos **
  • Ricardo Ribeiro, Sem título**
  • Morton Feldman, For Frank O'Hara

Part II

  • César Oliveira, …a matéria incoerente e vertiginosa de que se compõem os sonhos **
  • Pedro Faria Gomes, Séptuor**
  • Pierre Boulez, Dérive

* portuguese première
** world première

conductor: Beat Furrer
Maestro Assistente: Artur Pinho

Part I

  • Robin Hoffmann, Arnold S. (1)
  • Luís Antunes Pena, Raumzeit
  • Byung-Moo Lee, Ellipse (2)

Part II

  • Sven Hermann, sprachlos (3)
  • Roman Pfeifer, Drehpunkt um festes Grau
  • Hannes Galette Seidl, er sucht sie (4)
  • Holger Klaus, gehäutete Zeilen (5)

flute | Judith Müller (5)
oboe | Junko Miyahara (5)
clarinet | Sebastian Bongarz (1)
bassoon | Rebecca Hagen Sivri (5)
trombone | Andreas Roth (1,5)
piano | Hannes G. Seidl (1), Barbara Rojan (5)
violin | Sabine Baron (2,3), Rina Suzuki (2,3)
viola | Andres Mehne (3,5), Constanze Ahrendt (5)
cello | Christian Hacker (1,3,5)
conductor | Holger Klaus (5)

Dia 21, Sexta-feira

I Parte

  • Óscar Graça, …interpolações e triângulos curvos (2001)
  • Ricardo Ribeiro, Sem título (
  • Morton Feldman, For Frank O'Hara (1973)

II Parte

  • César Oliveira, …a matéria incoerente e vertiginosa de que se compõem os sonhos (2001)
  • Pedro Faria Gomes, Séptuor (2000)
  • Pierre Boulez, Dérive (1984)

* portuguese première
** world première

Conductor: Beat Furrer
Maestro Assistente: Artur Pinho

Master Classes

Cancelled

09:30 am - 01:00 pm; 02:00 pm - 05:45 pm

O curso basear-se-á na exploração das relações texto/emoção, emoção/voz e voz/corpo, tendo como finalidade o aprofundar das capacidades interpretativas de cada aluno, através do enriquecimento técnico do colorido vocal.

Ana Ester Neves [biografia]

Jorge Ly, pianista acompanhador

Composição electroacústica: análise e técnicas

10:00 am - 01:00 pm; 02:30 pm - 05:45 pm

1º Dia
Manhã: Genealogias estéticas e tecnológicas
Tarde:   Fundamentos tecnológicos, acústicos e psicoacústicos

2º Dia
Manhã: Novos modelos para a composição
Tarde:  Análise e práticas

3º Dia
Manhã: Composição electroacústica / Composição instrumental: referências cruzadas
Tarde:   Músicas mistas: o conceito da integração

4º Dia
Manhã: Orquestração electroacústica
Tarde:   Ambiente informático: "a mesa de trabalho virtual"

Miguel Azguime [biography]

10:00 am - 01:00 pm; 02:00 pm - 05:45 pm

A master class será baseada em todo o repertório de fagote, com especial ênfase no século XX, focando em profundidade questões técnicas e interpretativas do instrumento.

Pascal Gallois [biografia]

10:00 am - 01:00 pm; 02:30 pm - 05:45 pm

Manhã: análise de obras do próprio compositor
Tarde: análise de obras apresentadas pelos alunos

Philippe Hurel [biografia]

Estágio de Interpretação Nova Música

Direcção do Estágio: Beat Furrer
Assistente: Artur Pinho

A orquestra de câmara é constituída por cerca de vinte e cinco jovens músicos, provenientes de várias escolas do país, que foram seleccionados e durante nove dias trabalham repertório completamente novo e duas obras de referência, com o maestro e os jovens compositores

flute | João Costa, Manuel Costa, Vera Pereira

oboe | Francisco Rocha

clarinet | Hélder Gonçalves, Pedro Nuno, João Santos

bassoon | Susana Dias

trompa | Marco Cardoso

trombone | Manuel Vieira

tuba | Gustavo Subida

percussion | Bruno Estima, Luiz Ferreira, Pedro Piedade, Hélder Roque, Luís Salgado, Isabel Silva

piano | Ana Luísa Monteiro, Ana Pessoa, Hugo Ribeiro, Isabel Sá*, Ana Queirós*

violin | Basílio Silva, Miguel Costa, José Pedro Henriques, Suzanna Lidegran*

viola | Raquel Bastos

cello | Fátima Neto

doublebass | Bruno Martins

* guest musicians

Nova Música Prizes 2001

Ricardo Ribeiro, Sem título

Hélder Gonçalves | clarinet

Vera Pereira | flute

Todas as actividades tiveram lugar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, salvo indicação contrária. 

Direcção Artística

Diana Ferreira, João Pais, Luís Pena

Direcção de Produção

Diana Ferreira, João Pais

Secretariado

Fundação João Jacinto de Magalhães - Rui Alvarenga

Gestão financeira

Fundação João Jacinto de Magalhães

Design

Catarina Lélis

Produção Web

Nuno Aragão